YouTube XMenu - Pedidos Online Facebook Instagram TripAdvisor

Notícias
 

04/11/2016
Los Talos vence 7º Concurso Santista de Pizza Amadora "Meu Nome Virou Pizza!"

Receita criada por Alexandre Rainho foi a escolhida pelo júri na noite de quinta-feira (3/11), no Shopping Parque Balneário

foto de Marcelo FabianoCom uma pegada sustentável, a receita vencedora do 7º Concurso Santista de Pizza Amadora "Meu Nome Virou Pizza!", promovido pela Kokimbos Pizzas & Picanha, foi a Los Talos, criada pelo analista de operações Alexandre Nogueira Rainho. A grande final da competição, que já se tornou um importante evento gastronômico em Santos, ocorreu na noite desta quinta-feira, no Shopping Parque Balneário, e foi assistida por cerca de 300 pessoas.

A Los Talos recebeu nota 8,51 do júri composto por especialistas na área de gastronomia e apaixonados por redondas. Em segundo lugar, ficou a receita Mamma Mia, criação da funcionária pública Luciene Fulco Asenjo, com nota 8,4. E, em terceiro, a Pizza Do Rei, do empresário Reinaldo Guerreiro, com 8,35.

O primeiro lugar conquistou um ano de pizza grátis (24 vales-pizza); o segundo colocado, seis meses de pizza grátis (12 vales-pizza); e o terceiro escolhido ganhou três meses de pizza grátis (6 vales-pizza). Os três primeiros colocados também ganharam prêmios dos patrocinadores, além disso o nome da redonda criada por eles fará parte do cardápio da Kokimbos.

Participaram do júri Raul Lemos (vice-campeão do MasterChef 2015), Dário Costa (participante do MasterChef Profissional), Marcio Okumura (chef do restaurante Okumura), Fernanda Lopes (editora do caderno Boa Mesa, do Jornal A Tribuna), Vanessa Faro (apresentadora da TV Tribuna), Rosemary Xavier (campeã do Meu Nome Virou Pizza 2015) e Welder Albuquerque (chef consultor).

Sócio da Kokimbos e um dos organizadores do evento, Felipe Cidral comemorou o sucesso do concurso. "A cada ano que passa, fico mais apaixonado pelo projeto do concurso Meu Nome Virou Pizza".

Para Cidral, o fruto desse trabalho é o carinho que as pessoas têm pela Kokimbos e pelas ações realizadas. "E isso nos dá combustível para nunca parar de criar e inovar, pois o resultado são pessoas unidas com seus familiares e amigos, sorrindo, felizes em estar reunidas. A cozinha é isso. A união de sabores, sentimentos e pessoas".

foto de Marcelo FabianoSustentável

Vencedora desta 7ª edição do Meu Nome Virou Pizza, a Los Talos é feita com massa funcional, elaborada com biomassa de banana verde, e leva muçarela de búfala, brócolis, bacon, alho e cebola.

Conforme Rainho, o brócolis é usado inteiro, com os talos, a fim de evitar desperdício. A preocupação com a alimentação saudável e sustentável surgiu no ano passado, durante uma oficina de ceviche com o chef Fábio Leal. "Degustamos uma pequena folha de salsa e, em seguida, seu talo. Lembro a frase do chef: após provar o talo, parece que o gosto da folha de salsa não existe", conta Rainho. "Geralmente, talos são descartados. Quem não descarta? Do brócolis, da couve, entre outros. Eu, agora, não mais". Cada vez mais interessado em culinária, o analista de operações fez outra oficina, com a chef Maísa Campos. "Lá, eles ensinam um pouco sobre como conciliar sustentabilidade e alimentação, como uma panqueca com talos de couve".

Após as duas oficinas, Rainho soube do concurso promovido pela Kokimbos e transformou a cozinha de casa em laboratório. "Comprei massas para pizza e quilos de couve e brócolis, vários tipos de queijo. Meus filhos, Beatriz e Lucas, já estavam ficando verde de tanto comer pizza com talos".

Rainho não foi selecionado em 2015. Mas não desistiu e voltou com outra receita este ano, novamente apostando na sustentabilidade. Foi o único participante a usar a massa funcional. E provou que vale a pena insistir nesse conceito.

"Quero agradecer a Kokimbos por todas as ações que ela promove, como o Pizza na Creche, o Dia da Pizza, entre outras ações. Sem esquecer o concurso Meu Nome Virou Pizza, que agora tem um sabor diferente para mim. Com a Los Talos, a Kokimbos continua a mudar a cultura e mostra que comida sustentável também tem sabor".

Empolgado com o resultado obtido, Rainho agora ensaia voos mais longos em fornos e fogões. "Estou procurando estágio em uma cozinha, para continuar evoluindo. Se algum chef quiser me chamar, estou aberto a propostas", brinca o analista de operações.

A segunda pizza escolhida pelo júri, Mamma Mia, leva muçarela, molho bolonhesa, parmesão, manjericão e tomate cereja. Essa foi a terceira vez que Luciene se inscreveu para o concurso. "Nas outras edições, também usei o molho bolonhesa, porque combina com massa. Dessa vez, deu certo".

O empresário Reinaldo Guerreiro também já havia tentado antes. Este ano, decidiu criar uma receita que pudesse agradar o paladar de todos: a pizza Do Rei tem no recheio catupiry, abobrinha, alho poró, bacon e tomate cereja. "Fiquei muito feliz de ter conquistado o terceiro lugar".

Alto nível

foto de Marcelo FabianoO nível das receitas selecionadas para a grande final do concurso foi bastante elogiado pelos jurados.

A apresentadora Vanessa Faro, apaixonada por redondas, ficou feliz de ter sido convidada. "Adoro pizza. É um dos pratos de que mais gosto e como. Sou descendente de italianos e de nordestinos. Então, a pizza é uma forma que encontramos de nos reunirmos; ela cria vínculos".

Fernanda Lopes, que participa como jurada desde a primeira edição do concurso, elogiou o nível das receitas. "Também fiquei impressionada com a torcida e o aumento do público no evento".

Dário Costa, que participa do MasterChef Profissional do Brasil, avaliou a Los Talos como uma composição mais leve e a escolheu pelo uso da biomassa de banana verde. "Fico feliz de ter participado. A sensação de julgar um prato é diferente da de ser julgado", brincou o chef.

Segundo colocado no MasterChef Brasil no ano passado, Raul Lemos ficou satisfeito de voltar a participar do concurso. Depois de fazer um curso de pizzas e pães na Itália, o jurado estava mais exigente. "Os participantes foram muito bons e foi ótimo o nível da competição".

A 7ª edição do Concurso Santista de Pizza Amadora "Meu Nome Virou Pizza!" é uma realização do Grupo Kokimbos e tem o patrocínio da Porto Seguro, Therezópolis e Shopping Parque Balneário, apoio da OCB Administração de Bens e Condomínios, Adição Contábil, Zaros Escola de Negócios, Cromática, Marcelo Fabiano Fotografia, SB7 Som e Luz, Pura Água e Ar, Flor de Liz Agência de Turismo, Kascão, Baixada Taxi, Fornos Di Volpi, Chilli Beans, Automação 2000, Masano, Elo Assessoria de Comunicação e Sacaria Santista.



« ANTERIOR | PRÓXIMO »


VOLTAR