YouTube XMenu - Pedidos Online Facebook Instagram TripAdvisor

Notícias
 

10/11/2011
Concurso de pizza amadora coroa novos sabores e criatividade em Santos

Mussarela, abobrinha, bacon, alho-poró e um toque de parmesão ralado em forma de carpaccio, sobre uma massa fina e crocante, em uma pizza original, saborosa e irresistível. A criação não é de um pizzaiolo profissional, nem de um expert em gastronomia. É da fotógrafa Patrícia Duarte, que nada tem a ver com o ramo da culinária, mas conquistou o paladar dos seis jurados do 2º Concurso Santista de Pizza Amadora, uma divertida competição em Santos, que estimula a criatividade e inovação.

Promovido pela Kokimbos Pizzas e Picanha, o concurso teve sua etapa final realizada na noite da última quarta-feira, quando 10 candidatos, entre 175 inscritos, prepararam suas invenções na cozinha da unidade Boqueirão da Kokimbos. Os novos sabores foram experimentados por um corpo especializado de jurados convidados da casa, que escolheram as três vencedoras. Elas permanecerão no cardápio da Kokimbos por um ano, a partir de dezembro.

A pizza Duarte, grande vencedora da noite, ganhou nota 8,95 na média dos cinco critérios avaliados pelos jurados: modo de preparo, apresentação, aroma, sabor e originalidade. Inicialmente, eles acompanhavam, no piso superior da pizzaria, a montagem das pizzas por seus criadores por uma transmissão televisiva da cozinha, no térreo. Depois, degustavam as criações.

"Ano passado, na primeira edição do concurso, fiz minha combinação de ingredientes, mas nem cheguei à final. Nesse ano, eu me determinei a fazer uma pizza legal e escolhi tudo com calma na hora da inscrição. Deu certo", contou a campeã, de longe a finalista mais animada e eufórica da competição.

Patrícia ganhou uma bicicleta elétrica da Porto Seguro e um ano de pizza grátis, com 24 vales-pizza. As inscrições foram realizadas durante os meses de setembro e outubro nas unidades da Kokimbos, em que cada pessoa escolhia cinco ingredientes e descrevia o modo de preparo em uma ficha.

A segunda colocada foi a receita criada pelo médico Fernando Luiz Caruso, batizada com seu sobrenome e composta por mussarela, lascas de parmesão, presunto Parma, amêndoas e alho-poró. Ganhou nota 8,87. O pai dessa invenção, ganhador de seis meses de pizza grátis (12 vales), conta que nunca tinha feito pizza na vida. "Eu nem lembrava do sabor que tinha criado quando preenchi a ficha de inscrição e fui chamado pela Kokimbos porque estava na final", surpreendeu-se Caruso.

"Um evento como esse é único na cidade e estimula as pessoas a pensarem no novo dentro da área de gastronomia", ressaltou ele.

A pizza preparada pela juíza Fernanda Olive Cobra Valdívia ficou na terceira posição, com 8,85 pontos. A criação, que leva mussarela, palmito alho-poró, bacon e parmesão, foi feita em conjunto com o marido e as filhas. "Um dia em que fomos comer na unidade da Ponta da Praia cada um escolheu um ingrediente, partindo do alho-poró, que eu adoro", disse Fernanda. Ela recebeu três meses de pizza grátis na Kokimbos (seis vales-pizza).

Tradição

A ideia do estabelecimento é transformar o concurso em uma tradição da cidade, com uma edição por ano. "Atingimos nosso objetivo, que é mais do que incentivar a criatividade na cozinha, mas confraternizar em uma noite agradável. A Kokimbos é uma família que tenta acolher seus clientes", afirmou o sócio-proprietário da Kokimbos, Frederico Cidral.

Em 2010, o concurso teve 113 inscrições e resultou na inclusão no cardápio das pizzas Passione (alcachofra, alho poró, bacon, mussarela de búfala e lascas de amêndoas), Roberto (mussarela de búfala, provolone, tomate e alho) e Bruna (brócolis, catupiry, champignon no alho, azeitona e lombo canadense).

Jurados

O júri foi formado por Wânia Seixas (secretária de Turismo de Santos), Rosa Maria Sanchez Cidral (fundadora da Kokimbos), Fernanda Lopes (jornalista e colunista da AT Revista e do Blog Boa Mesa), Arnaldo Nilton (consultor gastronômico), Paulo Santos (diretor da Liga Gourmet) e Fátima Duarte (chef de cozinha e coordenadora do Curso de Gastronomia do Unimonte).

Na opinião da secretária de Turismo, originalidade e criatividade são os principais ingredientes para os avanços, principalmente na área de gastronomia. "A iniciativa coroa a profusão de sabores neste segmento. Na minha infância, pizza tinha apenas quatro sabores: mussarela, portuguesa, calabresa e atum. Hoje, temos um leque de opções".

Para a jornalista Fernanda Lopes, colunista da AT Revista e do Blog Boa Mesa, a participação de um grande número de candidatos no concurso mostra a vontade que o público tem de criar. "As pessoas estão voltando a cozinhar, fugindo dos fast foods. E isso é muito bom".

"Quando vi a vencedora preparando a pizza pelo telão, sabia que ia gostar do resultado. Pela experiência, a gente já sabe o que vai combinar", ressaltou a jornalista, que também é formada em Gastronomia.

Diretor da Liga Gourmet e proprietário do Metrópole Restaurante e Café, Paulo Santos elogiou a iniciativa da Kokimbos. "Fiquei impressionado com algumas criações, com sabores bem exóticos. Todo mundo dá uma de pizzaiolo em casa. E aqui essas pessoas tiveram a oportunidade de colocar para fora toda a criatividade, em um ambiente profissional,que dá mais autonomia e estrutura para criar".

A iniciativa tem o apoio da André Equipamentos para Eventos, Liga Gourmet, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Sacolão Hayama, Lenhaeco, Porto Seguro, Germania Chopp, Dagosi Cozinhas Industriais, La Originale Muzzarela de Búfala, Café Dias, Casa Madeira, Casa Valduga, Farinha de Trigo Mirella, Unimonte, Rotary Club de Santos e Secretaria Municipal de Turismo/PMS.


« ANTERIOR | PRÓXIMO »


VOLTAR