YouTube XMenu - Pedidos Online Facebook Instagram TripAdvisor

Notícias
 

09/11/2010
Concurso elege as três melhores pizzas amadoras de Santos

Corações de alcachofra, alho poró, bacon, mussarela de búfala e lascas de amêndoas. Essa combinação de ingredientes exóticos deu origem à pizza Passione, campeã do 1º Concurso Santista de Pizza Amadora, idealizado e promovido pela Kokimbos. A grande final, realizada na noite de ontem (segunda-feira, 08/11), coroou os três vencedores entre os 10 finalistas que prepararam seus sabores na hora, escolhidos pelos jurados como donos das melhores criações.

Confira matéria que foi ao ar no Jornal da Tribuna 1ª Edição

Os três primeiros colocados ganharam um ano, seis meses e três meses de pizza grátis, respectivamente, e troféus em forma de pratos com o logo do concurso. Além disso, os três sabores criados pelos campeões serão inclusos no menu da casa, por um ano, a partir de dezembro. Já a primeira colocada também levou para casa uma bicicleta elétrica. Os outros sete participantes ganharam um vale-pizza e os uniformes personalizados da competição.

O concurso "Meu nome virou pizza" teve 113 inscrições durante todo o mês de outubro. Amantes de pizza escolheram até cinco ingredientes de uma lista de 42 itens e indicaram o modo de preparo. Para escolher os 10 finalistas, a comissão organizadora considerou combinação dos ingredientes, ordem de montagem e modo de preparo.

Paramentados com toque blanche (chapéu branco característico dos chefes de cozinha) e avental de finalista, uniforme personalizado pela casa, todos candidatos produziram suas pizzas. Enquanto isso, todo o processo de preparo e montagem de cada criação na fornaria era assistido ao vivo pelos jurados através de um telão instalado no primeiro piso do estabelecimento.

Após saírem do forno, os novos sabores foram experimentados pelo júri, formado por Douglas Gonçalves, jornalista da TV Record e da Rádio Saudade; Edna Daguer, proprietária do Restaurante Mainah; Stevens Standke, jornalista da AT Revista; Rodrigo Anunciato, chef de cozinha; e Vitor Seabra, cirurgião-dentista.

Cada jurado atribuiu notas de 5 a 10 aos quesitos aroma, sabor, preparo, apresentação e originalidade. As maiores médias foram as vencedoras. "Meu filho foi quem se inscreveu, mas ele trabalha em São Paulo então eu vim no lugar dele. Mas nem sabia que teria de preparar a pizza! Foi uma surpresa", contou a vencedora, a psicóloga Hiromi Sassaki, de 46 anos. A criação de seu filho teve média 9,22 e ela ganhou 24 vales-pizza para serem usados em um ano, além de uma bicicleta elétrica Felisa, da Porto Seguro, no valor de R$ 2.999,00.

Com pontuação média de 9,18, o segundo lugar ficou com o analista de sistemas Roberto Cruz, de 43 anos, que combinou mussarela de búfala, provolone, tomate e alho em uma pizza batizada com o seu nome. "Na cozinha, gosto mesmo é de fazer aperitivos. Não tenho nenhuma experiência em pizza. Esse sabor, inclusive, é baseado na forma de preparo da bruschetta", revelou ele.

Para a terceira posição foi eleita a pizza Bruna, com brócolis, catupiry, champignon no alho, azeitona e lombo canadense. Ela teve média de 9,02. "Me inscrevi de brincadeira. Foi uma surpresa para mim ser escolhida entre as melhores. Quase não faço nada na cozinha, simplesmente resolvi juntar todos os ingredientes que gosto", contou a pizzaiolla por uma noite Bruna Luísa de Gandra Nunes, de 28 anos, que trabalha como cirurgiã-dentista.

OPINIÃO DE JURADOS

Para o chef de cozinha e professor do curso de Gastronomia da UniSantos, Rodrigo Anunciatto, o fator determinante para a escolha das campeãs foi o equilíbrio entre os ingredientes utilizados na criação. "Algumas pessoas pensaram no equilíbrio, outras não. Toda pizza deve ter uma cobertura ideal. O segredo é sentir sabores, sem excessos, sem colisão de forças. E as três escolhidas atingiram esse equilíbrio e têm o jeito Kokimbos de ser", disse o chef.

Na opinião da proprietária do Restaurante Mainah, Edna Daguer, a criatividade das receitas surpreendeu pelo fato dos candidatos não serem profissionais. "Os finalistas tiveram muita originalidade na mistura de ingredientes. Quem provar também, a partir de dezembro, também vai se surpreender".

Para o jornalista Stevens Standke, da AT Revista, as três vencedoras se superaram nos quesitos apresentação e sabor. "E a vitória da Passione, que leva alcachofra, foi merecida, pelo uso de ingredientes exóticos".

Na opinião do sócio-proprietário da Kokimbos, Frederico Cidral, o concurso foi uma ótima experiência, pois conseguiu unir amantes da gastronomia e transformá-los em pizzaiolos por uma noite. "Espero que esse seja o primeiro de muitos".

A iniciativa tem o apoio da André Equipamentos para Eventos, Liga Gourmet, Universidade Católica de Santos (UniSantos), Saudade FM, Santos e Região Convention & Visitors Bureau, Mirella, Sacolão Hayama, Lenhaeco, Porto Seguro, Germania, Rotary Club e Prefeitura de Santos.


« ANTERIOR | PRÓXIMO »


VOLTAR